Empresas familiares buscam ajuda na Governança Corporativa para definir papéis e reduzir os conflitos.

A preocupação inicial quase sempre é o processo sucessório, mas empresários trazem outros problemas na relação entre a família e o negócio.

Em busca de melhorias na gestão e nos resultados, muitas empresas familiares estão implantando programas de Governança Corporativa. A preocupação principal costuma ser o processo sucessório, mas conflitos e dificuldade de separação entre a família e empresa também incomodam. Se no passado, estas empresas eram alheias a estas práticas, agora, muitas já vêm valor agregado na Governança Corporativa e conseguem antever os benefícios.

“Preocupados com a sucessão, mesmo que ainda esteja longe, donos de empresas familiares já entenderam que é preciso separar a família, da propriedade e da gestão, definindo o papel de cada um”, afirma Geovana Donella, especialista em Governança Corporativa e conselheira de administração de várias empresas familiares.

Normalmente, a preocupação inicial está na preparação da sucessão, mas logo os empresários percebem que ao implantar um sistema capaz de ajudar na organização da família vai ajudar na transição no futuro e dar vida longa ao negócio.

“Levar a Governança Corporativa a empresas familiares não é tarefa fácil, pois cada família tem a própria dinâmica e o especialista tem que entrar neste universo, ganhando a confiança de todas as partes e ajudando encontrar o propósito da família e do negócio”, explica Geovana. Muitas vezes o trabalho vai envolver a criação de comitê de sócios, realização de assembleias e uma série de conversas difíceis.

Geovana Donella explica que muitas vezes a família sabe que precisa de ajuda, mas não sabe muito bem por onde começar. “Quando explicamos como vai funcionar a governança familiar, os conceitos e os benefícios da adoção, mostramos como a empresa deve ser vista pela família e apontamos como os temas devem ser discutidos, em fóruns específicos, tudo fica mais fácil.”

Fonte: Portal SEGS / Geovana Donella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s