Inspiradoras histórias de sucesso que unem duas ou até mais gerações da mesma família.

Empreender em família tem seus prós e contras. A favor do negócio, estão o comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência, a estrutura administrativa pequena, a coesão em busca objetivos comuns, a confiança mútua e a busca de crescimento em conjunto.

Por outro lado, há a resistência a mudanças, a dificuldade de separar questões pessoais e profissionais, o desafio de lidar com os aspectos emocional/intuitivo e racional e a postura do fundador que, se não souber equilibrar as facetas de pai de autoridade, pode minar o clima da empresa.

O empresário Expedito Arena, sócio fundador da Casa do Construtor, conta na empresa com o apoio dos filhos Bruno e Mariana desde muito jovens.

Hoje, enquanto Mariana cuida da gestão das lojas próprias, Bruno coordena o serviço de apoio ao franqueado. A rede de franquias especializada em locação de equipamentos deve fechar o ano com cerca de 300 unidades em operação em todo o país.

Rubens Augusto Júnior criou a Patroni Pizza em 1984, para ajudar o pai, Rubens Augusto, que tinha 50 anos, sofria de depressão. Em 1997, depois de conduzir o negócio com sucesso por 13 anos, Rubens Augusto faleceu.

Hoje, Rubens Augusto Junior dirige uma das maiores redes de pizzaria do país, com 192 unidades entre próprias e franqueadas, que inaugura este ano suas duas primeiras lojas na Flórida, nos Estados Unidos. Sua filha mais velha, Patrícia, trabalha na área jurídica e o filho do meio, Rafael, atua no marketing.

Bruno e Beatriz Semenzato, filhos do fundador da SMZTO Holding de Franquias, José Carlos Semenzato, trabalham com o pai na gestão da empresa.

Enquanto Bruno é diretor-executivo e cuida da prospecção de novos negócios, Beatriz responde pela área de marketing. Sócio de todas as suas marcas, incluindo Espaçolaser, OdontoCompany e Instituto Embelleze, o grupo conta com mais de 1.800 unidades e planeja faturar R$ 2,2 bilhões em 2019.

Formado em Engenharia, José Edmar Castelo começou seu negócio próprio ao lado dos filhos, Leonardo e Leandro, fabricando e vendendo produtos de limpeza biodegradáveis com uma Kombi, de porta em porta.

Hoje, a Ecoville – indústria e rede varejista de produtos de limpeza com sede em Joinville (SC) – tem uma fábrica, nove lojas próprias e centenas de unidades franqueadas.

Fonte: Catraca Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s